Descompte:
-5%Abans:
Després:
22,80 €Esse livro, que caminha na perspectiva da história da alimentação, é uma investigação da história das tabernas de Madri (séculos XIX e XX), com mapeamento de sobrevivência dos usos de objetos, formas de organização e hábitos de consumo.
Num primeiro momento Daisy de Camargo percebe os costumes do comer e beber dessa cidade através dos relatos de escritores do século XIX.
A historiadora analisa o espaço tabernal madrileno do século XIX e começo do XX como território da cultura popular. O livro ainda versa sobre a história de alguns taberneiros desvendando falas desses personagens.
Foi elaborada também uma prospecção das mudanças e permanências no consumo de bebidas alcoólicas e comidas no interior da taberna por conta de novas normas sanitárias e pensamentos sobre a saúde vigentes no mundo contemporâneo.
Como desdobramento, foi analisado o cocido madrileno, prato tÃpico tabernal, como signo de uma cultura do trabalho e da resistência da cozinha caseira no contrapé da comida fast food por prevalência, o hambúrguer do McDonald\'s, como um elemento da infantilização.
Por fim, a autora trata do uso de bebidas no espaço tabernal, ponderando os lÃquidos alcoólicos como necessidades básicas do ser humano. Valendo-se do conceito de alimento como sÃmbolo de uma sociedade, estabelece uma analogia entre o vinho dionisÃaco e a Coca-Cola, um emblema de sobriedade e do tempo veloz.
Boa viagem pelos sabores, sentidos e memórias dessa cidade tão rica em história.